COESÃO TEXTUAL
I – CONCEITOS BÁSICOS
1. TEXTO
a) Em
sentido lato – designa qualquer manifestação da capacidade textual do ser
humano, quer se trate de um romance, música, pintura, filme ou escultura etc.,
isto é, de qualquer tipo de comunicação realizada através de um sistema de
signos.
b) Em
sentido restrito – texto consiste em qualquer seqüência falada ou escrita
que constitua uma unidade global de significação, independentemente de sua
extensão. Trata-se, dessa forma, de uma unidade semântico-pragmática, de um
contínuo sociocomunicativo, que se caracteriza, entre outros fatores, pela
coerência e pela coesão (elementos responsáveis pela tessitura do texto).
2. TEXTUALIDADE:
conjunto de propriedades que uma seqüência de enunciados deve apresentar para
constituir um texto.
2.1 – Coesão:
uma propriedade textual responsável pelo encadeamento semântico entre frases ou
parte delas, que se inter-relacionam para assegurar um dado desenvolvimento
informacional.
2.2 – Coerência:
uma propriedade textual que permite ao leitor alocutário descobrir alguma
espécie de conexão conceptual entre os elementos de uma dada seqüência
lingüística, havendo assim uma convergência entre a configuração de conceitos,
as relações manifestas e o conhecimento prévio ativado pelo receptor.
II – MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL
1. Conceito:
mecanismos de coesão são aqueles elementos lingüísticos responsáveis pela
estruturação da seqüência superficial do texto.
2. Classificação
A) Coesão
Referencial: manifesta-se geralmente através de itens lingüísticos que não
podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, como pronomes pessoais,
demonstrativos e relativos.
a) Substituição: ocorre quando um dado
elemento lingüístico é retomado ou precedido por um outro elemento. No caso da
retomada, tem-se a anáfora. Ex.:
“Carla tem um automóvel. Ele é verde”. No caso da antecipação, tem-se a catáfora. Ex.: “Quero dizer-te uma
coisa: gosto de você”.
b) Reiteração: é a repetição de expressões
que têm a mesma referência no texto.
Ø Repetição do mesmo item lexical:
ocorre quando a retomada da informação se dá pela repetição das mesmas
expressões lexicais. Ex.: “O fogo destruiu tudo. O edifício desmoronou. Do
edifício, sobrou absolutamente nada”.
Ø Sinonímia: ocorre quando a repetição se dá pelo emprego de sinônimos. Ex.: “O
barulho é um dos problemas mais graves que afligem nossa civilização nesse
século. Os milhões de ruídos que rodeiam o homem diariamente, em quase todos os
cantos, em sua maior parte, são produzidos por ele mesmo”.
Ø Hiperonímia/hiponímia: quando o primeiro elemento de uma seqüência lingüística mantém com um
segundo uma relação todo/parte, classe/elemento, tem-se um hiperônimo. Quando o primeiro elemento mantém com o segundo uma
relação parte/todo, elemento/classe, tem-se o hipônimo. Ex.: Um porco morreu devido a uma overdose de haxixe
depois de ter comido grande quantidade de droga que seu proprietário escondeu
em uma fazenda em Vilagarciana de Carril, na Galícia, noroeste da Espanha”. (Folha de São Paulo, 12/02/91).
Ø Expressões nominais
definidas: ocorrem quando há retomadas de um mesmo referente
por meio de expressões de natureza diversa, relacionadas com o nosso
conhecimento de mundo. Ex.: “Comemora-se o sesquicentenário de Machado de
Assis. As comemorações devem ser discretas para que sejam dignas de nosso maior
escritor. Seria ofensa à memória do Mestre qualquer comemoração que destoasse
da sobriedade e do recato que ele imprimiu a sua vida, já que o bruxo do Cosme
Velho continua vivo entre nós.
Ø Nomes genéricos: ocorrem quando há reintegração do item lexical pela utilização de
nomes genéricos, como: pessoa, coisa, fato, gente, negócio, lugar, idéia,
funcionando como itens de referência anafórica. Ex.: “Até que o mar, quebrando
o mundo, anunciou de longe que trazia nas suas ondas coisa nova, desconhecida, forma disforme que flutuava, e todos
vieram à praia, na espera... E ali ficaram, até que o mar, sem se apressar,
trouxe a coisa, certa, e depositou na
areia surpresa triste, um homem morto...”
B) Coesão Recorrencial: ocorre quando as
retomadas de estruturas lingüísticas visam à progressão do discurso. Constitui
um meio de articular a informação nova àquela já conhecida no contexto.
a) Retomada de termos: ocorre quando a
repetição de um mesmo termo exerce uma função determinada, de ênfase,
intensificação etc. Ex.: “Pedro, pedreiro, pedreiro esperando o trem que já
vem, que já vem, que já vem, que já vem...”
b) Paralelismo: ocorre quando os elementos
lingüísticos são reutilizados em enunciados com sentidos diferentes. Ex.:
“Irene
preta
Irene
boa
Irene
sempre de bom humor”
C) Coesão Seqüencial: tem a mesma função da
coesão recorrencial: fazer progredir o texto, impulsionando o fluxo
informacional. Difere da recorrencial por não apresentar retomadas de itens,
sentenças ou estruturas. Alguns exemplos:
a) Correlação de tempos verbais: todo enunciado deve satisfazer as condições conceptuais sobre
localização temporal e ordenação relativa que são características da referência
da realidade. Ex: “Ordenei que deixassem a casa em ordem”. / “Ordeno que deixem a casa em ordem”.
b) Conexão das orações (alguns
exemplos):
Condição: estabelece uma relação de dependência entre proposições. Ex.: “Se
chover, não iremos à festa”.
Causa: ocorre quando há entre duas proposições uma relação de causa-
conseqüência. Ex.: “Saiu-se bem no exame porque estudou muito”.
Finalidade: conexão entre as duas orações estabelece uma relação meio-fim. Ex.:
“Estuda muito a fim de passar no exame”.
Conformidade: conexão das duas orações mostra a conformidade de conteúdo de uma
oração em relação à outra. Ex.: “O réu agiu conforme o advogado lhe havia
determinado”.
Explicação: a conexão das duas orações mostra que a segunda explica a primeira.
Ex.: “Deve ter faltado energia por muito tempo, pois a geladeira está totalmente
descongelada”.
Adição: em que a conexão das duas orações mostra um conjunto de idéias entre
as proposições. Ex.: “Chegou cedo e recebeu os convidados”.
Adversão: a conexão entre orações mostra a oposição de idéias entre elas. Ex.:
“Chegou cedo, mas nada fez”.
c) Conexão de enunciados em
textos: por meio de encadeamentos sucessivos e diferentes
entre dois ou mais períodos e entre parágrafos de um texto. Os elementos
formais responsáveis por esse tipo de conexão são chamados operadores argumentativos. Ex.:
“João é, sem dúvida, o melhor candidato. Tem boa formação e apresenta um
consistente programa administrativo. Além disso, revela pleno conhecimentos dos
problemas da população. Ressalte-se, ainda, que não faz promessas demagógica.”
São operadores
argumentativos: estão com o propósito de, com a intenção de, pelo contrário, em
vez disso, em contrapartida, em suma, em síntese, em conclusão, para resumir,
para concluir etc.
BIBLIOGRAFIA
FÁVERO, Leonor Lopes (1991) Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática.
KOCH, Ingedore G. Villaça (1993) A coesão textual. São Paulo: Ática.
EXERCÍCIOS SOBRE COESÃO TEXTUAL
01. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto
final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe
parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
a) O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as
chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai
faltar alimento e os preços vão disparar.
c) O trânsito em São
Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18
horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
02. Reúna os segmentos de cada item, subordinando a segunda sentença à
expressão sublinhada na primeira, através de pronomes relativos.
a) O circo é uma tenda mágica. Acontecem miragens e milagres
no circo.
b) As crianças vão ao circo. Somos responsáveis pelas crianças.
c) O palhaço chama-se Pipoquinha. O filho do palhaço é o
trapezista do circo.
d) A vida circense é fabulosa. Todos estão
acostumados à vida circense.
03. No texto a seguir há um trecho que, se tomado literalmente (ao pé da
letra), leva uma interpretação absurda.
"A oncocercose é uma doença típica de
comunidades primitivas. Não foi desenvolvida ainda nenhum medicamento ou
tratamento que possibilite o restabelecimento da visão. Após ser picado pelo
mosquito, o parasita (agente da doença) cai na circulação sangüínea e passa a
provocar irritações oculares até a perda total da visão."
Folha de S. Paulo, 2 nov. 1990.
a) Identifique o trecho problemático.
b) Diga qual a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho.
c) Qual a interpretação pretendida pelo autor?
d) Reescreva o trecho de forma que deixe explícita tal interpretação.
04. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que
substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize
expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas.
"O golfinho nada velozmente e sai da água em
grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só
respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros
golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de
distância. É assim que golfinho pede
ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho
aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos
golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o
mundo." Revista Ciência Hoje.
05. Leia o texto
abaixo e responda às questões A e B.
Contornam a dificuldade de banho
nos chafarizes
das praças ou
se valem da boa vontade de grupos religiosos
e donos de lanchonetes
que os deixam usar
os chuveiros .
A) Indique as expressões do texto a que se
referem os seguintes mecanismos de coesão :
a)
que (linha 01)
b)
esse guarda-roupa
(linha 02)
c)
onde (linha
02)
d)
os (os deixam/ linha
05)
e)
B) Explicite o tipo de relação sintático-semântica que
se estabelece no texto pelos seguintes
itens lingüísticos :
a)
para (linha 01) b)porém (linha
06)
06. Leia o texto
abaixo :
O QUE
É SER GENTE DIREITA ?
Dificilmente
alguém será aclamado direito por todos os seres humanos , pois cada um pensa de uma maneira
e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo ; por exemplo : se você roubasse algum bem de valor e desse a seu
pai , você poderia ser considerado um bom filho ; todavia ,
perante a sociedade ,
essa pessoa seria um
ladrão .
(Texto da aluna Ana
Raquel Sá da Nóbrega, matrícula
94110750, turma 2560)
a) causa : b) condição :
c) adição :
d) oposição :
07. Leia o texto
antes de resolver
as questões propostas .
PODERÍAMOS VIVER
SEM CHUVA
À primeira vista ,
parece que a chuva
devia cair sempre
à noite , porque
é precisamente quando
mais benefícios
traz e menos prejudica nossos afazeres
e divertimentos ; mas
quer ela
cais em
dias de festa
ou de noite ,
enquanto dormimos tranquilamente,
a chuva é sempre
necessária .
Devemos
ver na chuva ,
por conseqüência ,
um agente
que limpa e
purifica o ar , alimenta
a vida vegetal ,
da qual depende a nossa e nos
fornece a água de que
necessitamos durante todo o ano , nas
regiões onde
chove bastante .
A) Indique a expressão
a que se referem os seguintes
itens linguísticos:
a) seus (linha 04)
b) dela (linha 04) c) onde
(linha 05) d) na (linha
07)
e) da qual (linha 10)
B) Identifique as relações
sintático-semânticas que se estabelecem
no texto através
dos seguintes conectivos .
a) porque (linha 01) b) enquanto (linha
03) c) mas
(linha 02) d) para que (linha 07)
e) e (linha
10)
08. Reúna os segmentos
de cada item ,
subordinando a segunda sentença à palavra
sublinhada na primeira .
a) A chuva
é necessária em
todas as regiões do planeta ,
embora muitas pessoas
não tenham consciência
disso. A chuva é fonte
de vida .
b) O lavrador
reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação . Seu ofício
depende dos recursos naturais e requer paciência
e habilidade .
c) A terra é rica , embora não reconheçamos seu
valor . Extraímos nosso
alimento da terra .
d) Na cidade ,
as pessoas esquecem que
a harmonia do planeta
depende do equilíbrio entre os dias
de sol e os dias
de chuva . Lá
já não
se tem noção da origem
dos gêneros alimentícios .
09. No texto seguinte, há impropriedade quanto ao
uso do pronome relativo. Reescreva-o com a correção que se faz necessária.
A
festa em homenagem ao centenário da cidade cuja eu nasci durou três dias. As
atividades que abrilhantaram o evento realizaram-se na colina onde se originou
a primeira vila em que deu início à cidade. O ponto alto das solenidades foi o
momento onde as crianças encenaram, representando os fundadores da cidade.
10. Nas questões seguintes, apresentamos alguns
segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e
estabeleça entre eles o tipo de relação indicado entre parênteses, usando para
isso os elementos de coesão adequados e fazendo as alterações necessárias.
a) O homem alcançará a satisfação de suas necessidades. O homem viver em
sociedade. (condição)
b) Os seres humanos vivem em sociedade. Eles necessitam de apoio material,
espiritual e psicológico. (causa)
c) A sociedade deve ser organizada com justiça. Todas as pessoas possam
satisfazer suas necessidades. (finalidade)
d) Uma pessoa poderia ter condições materiais para viver isolada. Ela
poderia sentir falta de companhia. (oposição)
Por que não existe respostas?
ResponderExcluirPoder-se-á mandar o gabarito?? Por favor
ResponderExcluirpoder mamdar o gabarito por favor
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