segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aula programada 2º /C/D/E

AULA PROGRAMADA PARA 2ºC/D/E
Atenção alunos !!!!
Imprimir, colar e  responder os exercícios , pois será corrigido dia 24/04/2014


Cidadania e igualdade
Mais do que em outras épocas da nossa história, o momento em que ingressamos num novo século exige a construção da cidadania e a implementação dos direitos humanos como tarefa de urgência. Realizá-la implica uma série de atitudes que envolvem, antes de tudo, o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos segmentos da sociedade. Impõe-se a cada pessoa o desafio de acreditar - ou voltar a acreditar, se perdeu tal crença - na possibilidade de uma sociedade justa e solidária, exercitando uma nova consciência crítica, conhecendo a realidade em suas várias nuances e mudando o que precisa ser mudado para uma vida melhor.
Ter consciência crítica significa também saber analisar, com realismo, as causas e os efeitos das situações que precisam ser enfrentadas, para, a partir dessa atitude, descobrir os melhores caminhos na busca da transformação social, política, econômica e cultural. Significa, do mesmo modo, abrir-se para as mudanças e capacitar-se, de todas as formas, para absorvê-las. Há hoje cada vez mais espaços para ações de parceria voltadas ao desenvolvimento sustentado e à realização dos direitos humanos.
O desafio apresenta-se de duas formas. De um lado, é preciso abrir-se para além dos círculos fechados em que as pessoas normalmente vivem, estimulando o respeito e a cooperação por uma sociedade com menores desigualdades, e de outro, para exercer o direito de cobrar das instituições do Estado a sua responsabilidade na preservação dos direitos humanos. O desafio essencial de cada um de nós é e sempre será fazer respeitar o nosso condição de ser humano vocacionado a uma vida digna e solidária.
O princípio de igualdade é a base da cidadania e fundamenta qualquer constituição democrática que se proponha a valorizar o cidadão. Não é diferente com a nossa. Na Constituição de 1988, o direito à igualdade destaca-se como tema prioritário logo em seu artigo 5º: ''Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)''
(Guia Cidadania e Comunidade)



01) A realização da ''tarefa de urgência'', de que trata o primeiro parágrafo do texto, exige
A) iniciativas enérgicas por parte do poder estatal.
B) a defesa do convívio em círculos sociais restritos.
C) uma nova reforma constitucional.
D) uma alteração no fundamento da Constituição de 1988.
E) novas atitudes dos indivíduos e dos grupos sociais.



02) Considere as seguintes afirmações:
I. As ''duas formas'' de desafio de que trata o 3o parágrafo acentuam a importância do papel da iniciativa do Estado.
II. A frase Não é diferente com a nossa, no penúltimo parágrafo, lembra que o princípio da igualdade é básico também na Constituição brasileira.
III. O direito à igualdade, tratado no artigo 5o da Constituição de 1988, é amplo em relação aos cidadãos brasileiros e restritos em relação a todos os demais. 
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
A) I, somente.
B) II, somente.
C) I e II, somente.
D) II e III, somente.
E) I, II e III.

03) O texto manifesta a necessidade premente de se evitar
A) uma análise realista das causas e efeitos das situações que precisam ser enfrentadas.
B) a prática de cobrar de setores do Governo suas responsabilidades constitucionais.
C) a tendência de se viver no interior de círculos sociais fechados e estanques.
D) a discriminação social, a não ser nos casos previstos no artigo citado da atual Constituição.
E) qualquer desafio que diga respeito a mudança de atitude ou de hábitos tradicionais.

04) No contexto do 1o parágrafo, os elementos que constituem a enumeração o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos segmentos sociais
A) estão dispostos numa ordem casual e arbitrária.
B) obedecem à sequência lógica do mais geral para o mais particular.
C) são todos eles alternativos e excludentes entre si.
D) estão dispostos numa progressão do particular para o geral.
E) são todos eles sinônimos entre si.

05) Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em:
A) em suas várias nuances = em seus diversos aspectos.
B) implementação dos direitos humanos = preservação da assistência humanitária.
C) vocacionado a uma vida solidária = ambientado no regime da privacidade.
D) tema prioritário = questão de alguma relevância.
E) inviolabilidade do direito à vida = protelação da garantia de vida.

06) A frase "Ter consciência crítica significa também saber analisar, com realismo, as causas e os efeitos das situações, que precisam ser enfrentadas"articula o segundo ao primeiro parágrafo. Considerando-se essa articulação, a palavra também tem o sentido de
A) ainda assim.
B) apesar de tudo.
C) além disso.
D) sobretudo.
E) antes de mais nada.

07) Está correta a grafia de todas as palavras do seguinte comentário sobre o texto:

A) Uma das iniciativas incontornáveis da cidadania está em se exercer a consciência crítica, aplicada aos fatos da realidade.
B) Recusando os privilégios dos que se habituaram a viver em grupos autônomos, o texto propõe o acesso de todos a todas as instâncias
sociais.
C) Ninguém deve se eximir de cobrar do Estado a preservação do princípio de igualdade como um direito básico da cidadania.
D) Constituem dever de todos manter ou readquirir a crença em que seja possível a vigência social dos princípios da igualdade e da solidariedade.
E) O que se atribui a um cidadão, como direito básico, deve constituir-se em direito básico de todos os cidadãos, indiscriminadamente.

08) As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na seguinte frase:
A) É uma tolice imaginar-se que não se devam satisfações àqueles que não pertençam ao âmbito do nosso próprio grupo social.
B) Não nos cabem, nos dias que correm, ignorar o fato de que novas atitudes são absolutamente necessárias a uma nova ordem social.
C) A base da cidadania se firmam nos princípios que postulam a inviolabilidade dos direitos básicos de todo cidadão.
D) Assim como nas dos outros países, encontram-se em nossa Constituição, em palavras que não deixam dúvida, o princípio democrático da igualdade.
E) As duas formas em que se apresentam para nós o desafio de acreditar na igualdade são a abertura para os outros e a vigilância quanto às funções do Estado.

09) Transpondo-se para a voz passiva a frase "O desafio essencial será fazer respeitar a nossa condição de ser humano", o segmento destacado será substituído por
A) fazer com que respeitemos.
B) fazermo-nos respeitados.
C) ter feito respeitar.
D) fazer ser respeitada.
E) fizermos respeitá-la.


10) Está clara e correta a redação da seguinte frase:


A) Viver em círculos fechados é o que muita gente gosta apesar de serem pouco beneficiados em razão disto.
B) Quando se obedece princípios de igualdade a cidadania de que todos almejamos torna-se não apenas provável quanto possível.
C) É bem melhor gozar de um direito coletivamente do que cada um por si, o mesmo ocorrendo com os demais.
D) Verifica-se hoje muitas ações de parceria, onde a meta é o desenvolvimento sustentado, além de ser voltado à realização dos direitos humanos.
E) Se há algumas razões para que se tenha deixado de crer na possibilidade de uma sociedade justa, há muitas mais para que se aceite o desafio
de voltar a crer.

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