EXERCÍCIOS DE
RECUPERAÇÃO -3º C/D/E
1.Sobre a tira
acima é correto o que se afirma em todas as opções, exceto:
a) No
último quadrinho a palavra circulação apresenta uma dupla interpretação.
b) A
secretária imagina que a aliança esteja muito apertada e possa prejudicar a
circulação de sangue no local.
c) Pela
resposta do general, no último quadrinho fica evidente que ele está se
referindo à sua liberdade.
d) A palavra
circulação nas duas ocorrências oferece a mesma interpretação.
2.
Explique o duplo sentido da expressão “belo galo na cabeça” de acordo com a
tira.
3.
Observe o uso da palavra cabeça nas orações abaixo
Ele é o cabeça de uma organização
criminosa.
Estou com aquele garoto na cabeça desde
o dia que o vi.
Depois da queda vi que a cabeça do
menino estava machucada.
A multiplicidade de sentidos que uma mesma palavra
pode apresentar, em diferentes contextos de uso chama-se:
a. Hiperonímia
b. Polissemia
c. Hiponímia
d. Ambiguidade
Eterno
Eterno,
é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que
se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
(...)
(...)
Fácil
é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.
(...)
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.
(...)
Fácil
é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é dizer "oi" ou "como vai"?
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...
(...)
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente sentimos.
Carlos Drummond de Andrade
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é dizer "oi" ou "como vai"?
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...
(...)
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente sentimos.
Carlos Drummond de Andrade
4.No
texto predomina a:
a. Sinonímia
b. Antonímia
c. Polissemia
d. Ambiguidade
5.No verso: Fácil é mentir aos quatro ventos o que
tentamos camuflar. A palavra em destaque pode ser substituída sem
alteração de sentido por:
a. Dissimular
b. Demonstrar
c. C.Desmascarar
d.
D. Mostrar
6.
Difícil é amar completamente só. O vocábulo “só” pode
ser usado em vários contextos como se observa nas orações abaixo. Destaque a
alternativa que traz o significado dessa palavra na ordem em que aparecem.
I.Só Maria não veio à aula.
II. Maria foi só ao cinema.
III. Quero só o seu bem.
a) tão somente – unicamente – sozinha
b) somente – sozinha – apenas
c) sozinha – tão somente – somente
d) sozinha – unicamente – somente
7. - Os vocábulos
destacados em “Na banca da feira da vinte e cinco, havia cupuaçu, bacuri,
taperebá e outras frutas regionais.”, têm relação entre si por possuírem o
mesmo campo semântico, isto é, todos são frutas inclusive típicas da Amazônia.
Tais termos grifados, em relação à palavra “fruta”,
são designados como:
(A) hiperônimos.
(B) hipônimos.
(C) cognatos.
(D) polissêmicos.
(E) parônimos.
8. É possível
elaborar um texto novo a partir de um texto já
existente. É assim que os textos "conversam" entre si. É comum
encontrar ecos ou referências de um texto em outro. Observe o trecho
da música Bom conselho, de Chico Buarque: Eu semeio vento na minha cidade/ Vou
pra rua e bebo a tempestade. Comparando esse trecho ao provérbio
popular, “Quem semeia vento, colhe tempestade”, temos um exemplo de:
a. Sinonímia
b. Polissemia
c. Hiperonímia
d. Intertextualidade
9) Coloca as palavras
hipónimas junto das palavras hiperónimas com que se relacionam.
Hiperónimos
|
Hipónimos
|
||
Escola
|
|||
Profissão
|
|||
Flores
|
|||
Televisão
|
Orquídea
Ecrã
Enfermeiro
Turma
Canal
Margarida
Documentários
Pedreiro
Teste
Cravo
Médico
Noticiário
Aula
Cantoneiro
Rosa
Filmes
Carpinteiro
Disciplinas
Narciso
Aluno
10) Completa cada uma das
frases com o hiperónimo das palavras sublinhadas, conforme o exemplo:
O Joaquim adorava as suas aves.
Tinha uma bela gaiola com canários, periquitos e mandarins.
a.
O amor, a simpatia
e a amizade são _______________
positivos.
b. Era muito cuidadoso com os consumos
de energia dos seus ___________________: aspirador, frigorífico, arca
congeladora, máquina da louça… Antes de os comprar, analisava bem as
suas etiquetas energéticas.
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